INTRODUÇÂO
A parafina é um derivado do petróleo. Possui propriedades termoplásticas e de repelência à água e é usada amplamente para a proteção de diversas aplicações, como em embalagens de papelão para a indústria alimentícia e revestimento de queijos e frutas. Por sua propriedades de combustível, é a matéria prima essencial na fabricação de velas.Outras aplicações comuns à parafina incluem cosméticos, giz de cera, adesivos hot melt, papel de carbono, tintas, pinturas etc. É comumente encontrada com aparência de cera sólida branca, sem odor, sem gosto e com ponto de fusão típico entre 47°C e 65°C. É insolúvel em água mas solúvel em dietil-éter, éter, benzeno e em certos ésteres. A Parafina não reage com a maioria dos reagentes químicos mais comuns, mas queima rapidamente.
A parafina pode ser utilizada para fazer sachês para perfumar armários de roupas, sapatos e gavetas com objetos pessoais.
MATERIAL
300g de parafina
10g de corante(lápis de cera)
15g de ácido estearico
10mL de essencia
Forminhas
Bastão de vidro
Recipiente
Chama
COMO FAZER
Prepare o banho-maria adicionando água na forma e colocando para aquecer diretamente na chama. Em um béquer ou panela esmaltada adicione a parafina, o ácido estearico e o corante. Mexa até derreter a parafina. Apague fogo, coloque a essência, em seguida coloque nas forminhas. Quando solidificar, desenforme e embrulhe com pedaços de tule ou renda.
Investigue...
1) Pesquise um pouco sobre os sachês.
2) Pesquise uma receita sobre sachê diferente dessa dada acima.
3) Pesquise sobre a história das essências e qual sua importância para nós.
4) Qual a função do ácido estearico?
Referência:
http://www.fazfacil.com.br/materiais/parafina.html acessado em 17/05/11
FONSECA, Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia - São Paulo: FTD, 2010 - 1 ed - v3.