quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Daltonismo e Hemofilia


Herança ligada ao sexo

Habitualmente, classificam-se os casos de herança relacionada com o sexo de acordo com a posição ocupada pelos genes, nos cromossomos sexuais. Para tanto, vamos dividi-los em regiões:Habitualmente, classificam-se os casos de herança relacionada com o sexo de acordo com a posição ocupada pelos genes, nos cromossomos sexuais. Para tanto, vamos dividi-los em regiões:
A porção homóloga do cromossomo X possui genes que têm correspondência com os genes daporção homóloga do cromossomo Y. Portanto, há genes alelos entre X e Y, nessas regiões. Os genes da porção heteróloga do cromossomo X não encontram correspondência com os genes da porção heteróloga do cromossomo Y. Logo, não há genes alelos nessas regiões, quando um cromossomo X se emparelha com um cromossomo Y.
Herança ligada ao sexo é aquela determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas têm duas dessas regiões. Já os homens, como possuem apenas um cromossomo X (pois são XY), têm apenas um de cada gene. Um gene recessivo presente no cromossomo X de um homem irá se manifestar, uma vez que não há um alelo dominante que impeça a sua expressão.
Na espécie humana. os principais exemplos de herança ligada ao sexo são:
Daltonismo
Trata-se da incapacidade relativa na distinção de certas cores que, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho.
É um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.
A mulher de genótipo XDXd, embora possua um gene para o daltonismo, não manifesta a doença, pois se trata de um gene recessivo. Ela é chamada de portadora do gene para o daltonismo. O homem de genótipo XdY, apesar de ter o gene Xdem dose simples, manifesta a doença pela ausência do alelo dominante capaz de impedir a expressão do gene recessivo.
Genótipo
Fenótipo
XDXD
mulher normal
XDXd
mulher normal portadora
XdXd
mulher daltônica
XD Y
homem normal
Xd Y
homem daltônico


O homem XdY não é nem homozigoto ou heterozigoto: é hemizigoto recessivo, pois do par de genes ele só possui um. O homem de genótipo XDY é hemizigoto dominante.

Hemofilia
É um distúrbio da coagulação sangüínea, em que falta o fator VIII, uma das proteínas envolvidas no processo, encontrado no plasma das pessoas normais. As pessoas hemofílicas têm uma tendência a apresentarem hemorragias graves depois de traumatismos banais, como um pequeno ferimento ou uma extração dentária. O tratamento da hemofilia consiste na administração do fator VIII purificado ou de derivados de sangue em que ele pode ser encontrado (transfusões de sangue ou de plasma). Pelo uso frequente de sangue e de derivados, os pacientes hemofílicos apresentam uma elevada incidência de AIDS e de hepatite tipo B, doenças transmitidas através dessas vias.


A hemofilia atinge cerca de 300.000 pessoas. É condicionada por um gene recessivo, representado por h, localizado no cromossomo X. É pouco freqüente o nascimento de mulheres hemofílicas, já que a mulher, para apresentar a doença , deve ser descendente de um hímen doente (XhY) e de uma mulher portadora (XHXh) ou hemofílica (XhXh). Como esse tipo de cruzamento é extremamente raro, acredita-se que praticamente inexistiriam mulheres hemofílicas. No entanto, já foram relatados casos de hemofílicas, contrariando assim a noção popular de que essas mulheres morreriam por hemorragia após a primeira menstruação (a interrupção do fluxo menstrual deve-se à contração dos vasos sanguíneos do endométrio, e não a coagulação do sangue).

Herança autossômica influenciada pelo sexo

Nessa categoria, incluem-se as características determinadas por genes localizados nos cromossomos autossomos cuja expressão é, de alguma forma, influenciada pelo sexo do portador.
GenótipoNo homemNa mulher
CC
calvo
calva
Cc
calvo
não-calva
cc
não-calvo
não-calva
Nesse grupo, há diversas modalidades de herança, das quais ressaltaremos a mais conhecida, a dominância influenciada pelo sexo, herança em que, dentro do par de genes autossômicos, um deles é dominante nos homens e recessivo nas mulheres, e o inverso ocorre com o seu alelo. Na espécie humana, temos o caso da calvície.

Outras formas de herança autossômica influenciada pelo sexo são a penetrância influenciada pelo sexo e a expressividade influenciada pelo sexo. Na espécie humana, a ocorrência de malformações de vias urinárias apresenta uma penetrância muito maior entre os homens do que entre as mulheres. Elas, portanto, ainda que possuam o genótipo causador da anormalidade, podem não vir a manifestá-la. A expressividade também pode ser influenciada pelo sexo. Um exemplo bem conhecido é o do lábio leporino, falha de fechamento dos lábios. Entre os meninos, a doença assume intensidade maior que nas meninas, nas quais os defeitos geralmente são mais discretos.



Basicamente, há duas evidências que permitem suspeitar de um caso de herança relacionada com o sexo:
1º) Quando o cruzamento de um macho afetado com uma fêmea não afetada gera uma descendência diferente do cruzamento entre um macho não afetado com uma fêmea afetada.
2º) Quando a proporção fenotípica entre os descendentes do sexo masculino forem nitidamente diferentes da proporção nos descendentes do sexo feminino.

Testes de daltonismo
                     





Atividades Propostas

01. Pesquisar ditados ou expressões populares que usem as cores como elementos. 
Exemplo: — Roxo de raiva
               — Verde de fome
               — Tá tudo azul (quando está tudo bem, tudo tranquilo)
               — Branco de medo
               — Ovelha negra da família


02)  (UEL/2009) A hemofilia é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, presente em todos os grupos étnicos e em todas as regiões geográficas do mundo. Caracteriza-se por um defeito na coagulação sanguínea, manifestando-se através de sangramentos espontâneos que vão de simples manchas roxas (equimoses) até hemorragias abundantes. 
Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) Casamento de consangüíneos diminui a probabilidade de nascimento de mulheres hemofílicas.
b) Pais saudáveis de filhos que apresentam hemofilia são heterozigotos.
c) A hemofilia ocorre com a mesma freqüência entre homens e mulheres.
d) As crianças do sexo masculino herdam o gene da hemofilia do seu pai.
e) Mulheres hemofílicas são filhas de pai hemofílico e mãe heterozigota para este gene.


03) (UFMG/2008) Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas.
Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é  INCORRETO afirmar que
a) a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.
b) a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .
c) as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.
d) o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.


04)  (UEMG/2008) O heredograma a seguir apresenta um caso familial de daltonismo, herança determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X.
Herança do sexo
Pela análise das informações contidas no heredograma e de outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, só se pode afirmar CORRETAMENTE que
a) o indivíduo II.1 tem 50% de chance de apresentar o gene para o caráter.
b) todas as filhas do indivíduo II.2 serão daltônicas.
c) qualquer descendente de II.4 receberá o gene para daltonismo.
d) o indivíduo II.2 herdou o gene de qualquer um dos genitores.



05) (UFMS-JULHO/2006)  Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem também de visão normal. Lembrando que o daltonismo é uma doença de herança ligada ao sexo feminino, a probabilidade é de que
a) um quarto das filhas do casal seja daltônico.
b) metade dos meninos, filhos do casal, seja daltônica.
c) metade dos meninos e metade das meninas, filhos do casal, sejam daltônicos.
d) um quarto dos meninos, filhos do casal, seja daltônico.
e) um oitavo de todos os filhos do casal, tanto meninos quanto meninas, seja daltônico.

06) (FATEC/2009) Considere as afirmações a seguir sobre uma das doenças representadas na tirinha:
Herança do sexo
I. O daltonismo é uma deficiência visual que impede o indivíduo de enxergar certas cores e pode ser prevenido através de medicação específica.
II. Se uma mulher daltônica transmitir um dos seus autossomos portador do alelo para o daltonismo a um filho, ele será certamente daltônico.
III. Um homem hemizigótico para o alelo mutante do daltonismo tem dificuldades para distinguir cores.
IV. O daltonismo, atualmente, graças à engenharia genética, já tem tratamento e cura.
V. Uma mulher heterozigótica para o daltonismo, que recebeu de seu pai o cromossomo X, portador do gene alelo mutante para essa doença, tem visão normal para as cores.
Está correto o contido em:
a) III e V, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) I, II, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.











































segunda-feira, 8 de abril de 2013

Misturas Homogêneas e Heterogêneas






Agora vamos nos divertir observando um simulado sobre misturas homogêneas e heterogêneas do portal do professor:

http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_aguaeoleo.htm

Em seguida, iremos tentar fazer alguns processos de separação de mistura.


http://www.pucrs.br/quimica/professores/arigony/lab.html


Para estudar:
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/


Questionário


1) Diante do simulado, cite duas mistura homogêneas e duas heterogêneas.


2) Cite três métodos de separação de mistura.


3) Vocês ou alguém de sua casa costuma fazer a separação de alguma mistura. Diga qual o método usado.


4) Diate das misturas abaixo que método seria mais eficiente para a separação:
a) óleo e água
b) água e sal
c) água e areia
d) limalha de ferro e pó de giz
e) areia, água e sal

sábado, 9 de março de 2013

Escalas termométricas

Escalas termometricas


Agora é hora de praticar o que vocês aprenderam....
Leia o texto:

termometria é um setor da Termologia que estuda a temperatura e suas medidas.
A primeira noção que se tem de temperatura é a sensação de frio ou de quente, verificada ao se tocar um corpo. Ao tocarmos diversos objetos, na maioria das vezes, conseguimos colocá-los em ordem crescente de temperatura, dizendo qual está à temperatura maior e à temperatura menor. O sentido do tato nos proporciona a mais simples noção de temperatura de um corpo. Porém, nossos sentidos se enganam com muita freqüência, não podendo ser utilizados como medida precisa para a temperatura, pois eles são diferentes de uma pessoa para outra e dependem do estado em que ela se encontrava anteriormente. Por exemplo, se mergulharmos a mão direita em água quente e a esquerda em água fria, e em seguida mergulharmos as duas em água a uma temperatura intermediária, esta água nos parece mais fria na mão direita e mais quente na mão esquerda.
Embora o tato nos dê uma primeira noção do estado térmico, ou da temperatura de um corpo, a experiência anterior deixa claro que ele não é muito útil para propósitos científicos.
A conceituação de temperatura é fundamental para o estudo da Física Térmica.

2. Medida de Temperatura
Para que a medida de temperatura não dependa da nossa percepção fisiológica, recorremos a algumas grandezas físicas mensuráveis que variam quando a temperatura de um corpo varia. Entre elas estão o volume de um líquido, o comprimento de uma barra, a resistência elétrica de um fio, a pressão de um gás a volume constante, etc. Qualquer uma dessas grandezas pode ser usada para avaliar indiretamente a temperatura de um corpo.
Por exemplo, o comprimento de uma barra metálica aumenta (dilata) quando ela é aquecida, ou seja, quando a sua temperatura aumenta. Então, podemos medir sua temperatura indiretamente, analisando o seu comprimento.
Termometria
No entanto, para pequenas variações de temperatura, é praticamente imperceptível a alteração no comprimento da barra e teríamos dificuldades para avaliar seu estado térmico. Para que possamos medir com mais precisão a temperatura de um corpo, devemos escolher uma substância em que pequenas variações no seu estado térmico provoquem variações significativas e mensuráveis na propriedade física que foi escolhida. Geralmente a substância escolhida é o mercúrio, ou o alcool, pois seu volumes respondem, de maneira significativa, às alterações na sua temperatura.

3. Termômetro
O termômetro é um instrumento ao qual associamos uma escala numérica e que, após permanecer em contato por um certo tempo com um corpo, entra em equilíbrio térmico com ele, permitindo, através da escala numérica, que avaliemos sua temperatura. 
Termometria

Um termômetro é construído escolhendo-se uma substância temométrica e uma propriedade termométrica dessa substância. Por exemplo, a substância termométrica pode ser um líquido colocado em um reservatório (bulbo), ligado a um tubo de vidro capilar, e a grandeza termométrica, o comprimento da altura da coluna; ou a substância termométrica pode ser um gás à pressão constante, e a grandeza termométrica, o volume do gás.
Confira o material sobre Escalas Termometricas, tema bastante cobrado nos vestibulares, e veja como é possível realizar a conversão entre as escalas.

Retirado:http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/introducao-termometria.asp


Simulação Escala Celsius X Fahrenheit.
http://www.if.ufrgs.br/~leila/cefgif.htm

Simulação Escala Celsius X Kelvin.
http://www.if.ufrgs.br/~leila/cekgif.htm

Dê uma olhadinha...
http://www.educacional.com.br/Recursos/ConteudoMultimidia/22/Fisica/Dilatacao_termica/dilatacao5.asp


Entre nesse link e resolva o simulado:
http://rachacuca.com.br/quiz/31619/escalas-termometricas-i/

Obrigada pela participação e deixe um comentário(falando o que achou da aula).

terça-feira, 5 de março de 2013

Atividade 1 ano - Conhecendo a vidraria

Site para pesquisa:
http://www2.fc.unesp.br/lvq/prexp02.htm
 http://www.brasilescola.com/quimica/vidrarias-laboratorio.htm
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=3&id=128

1) (Fuvest-SP) Dentre os seguintes utensílios de laboratório, qual deles é um frasco de Kitassato?


2) (F.C.Chagas-BA) Para triturar um resíduo sólido é mais adequado utilizar:
Um destilador.
a) Uma centrífuga.
b) Um funil de separação.
c) Uma placa de Petri.
d) Almofariz e pistilo.

3)  (Fuvest-SP) Dentre os seguintes utensílios de laboratório, qual deles é o condensador:


4) (Vunesp) Observe as figuras I, II, e III.

Os materiais de vidro utilizados em laboratório químico são respectivamente:
a) Erlenmeyer, béquer, condensador.
b) Destilador, béquer, bureta.
c) Kitassato, proveta, pipeta.
d) Erlenmeyer, Kitassato, condensador.
e) Proveta, Kitassato, pipeta.

5) Coloque falso ou verdadeiro nas frases abaixo:
a) (___) A pisseta serve para medir volumes precisos de líquidos.
b) (___) A pipeta serve para medir volumes precisos de líquidos.
c) (___) O béquer é usado para efetuar reações e pode ser sofrer aquecimento.
d) (___) A balança analítica é utilizada para efetuar pesagens durante a realização de ensaios
e) (___) O almofariz e o pistilo são usados na trituração de sólidos.
f) (___) O balão volumétrico fornece medidas precisas de volume
g) (___) A pipeta volumétrica é utilizada para medir volumes precisos de líquidos e pode ser seca em estufa a 100°C