sábado, 20 de novembro de 2010

Teor de álcool na gasolina

Teor de álcool na gasolina


OBJETIVO
  
Determinar o teor de álcool na gasolina; posteriormente, serão discutidos os princípios subjacentes ao método usado para esta determinação.
MATERIAL E REAGENTES

  • 10 mL de água
  • 10 mL de gasolina
  • 1 proveta de 25 mL
  • 1 rolha para tampar a proveta
  • 1 pipeta de 10 mL (ou seringa hipodérmica)

CUIDADOS
A gasolina é um líquido tóxico, bastante volátil; durante a realização desta experiência, mantenha o laboratório arejado e evite a inalação dos vapores de gasolina. Por outro lado, a gasolina é altamente inflamável; assim, durante a realização desta experiência, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório.
PROCEDIMENTO
Usando a pipeta (ou a seringa hipodérmica), coloque 10,0 mL de gasolina na proveta. A seguir, adicione 10,0 mL de água, tampe a proveta com a rolha e agite a mistura água-gasolina. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases, determine o volume de cada fase. Então, calcule o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina.
DISCUSSÃO
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
O teor porcentual (volume a volume) de álcool na gasolina, T%, pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão:T% = (Válcool / Vinicial gasolina´ 100%
onde:
Válcool = 10,0 mL - Vfinal gasolina
Note que na última fórmula, o volume 10,0 mL se refere ao volume inicial da mistura gasolina álcool (se este volume for alterado, a fórmula tem que ser modificada de acordo).
Fonte: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/teor.html

3 comentários:

  1. RELATORIO
    Aluno(a): Clarice, Beatriz F. e Lara Jailly nº 11, 06 e 31
    Série: 2ºA data:21/10/2013
    Professora: Michele Moreira

    Título da prática:
    Teor de álcool na gasolina
    Objetivos: Determinar a quantidade de álcool existente na gasolina.

    Introdução:
    É importante conhecer o teor adequado de álcool existente na gasolina, para saber qual a melhor gasolina para se utilizar no nosso transporte .

    Materiais: proveta, bastão de vidro, água, gasolina, béquer.

    Metodologia:
    coloca-se 20 ml de gasolina na proveta , adiciona-se 20 ml de água na proveta que contem a gasolina agita-se a mistura agua-gasolina depois deixa o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases, determina o volume de cada fase e calcula o teor de alcool na gasolina.



    Resultados:
    10 % de alcol na gasolina

    Conclusão:
    Em relação ao tipo de água utilizada , nosso calculo deu diferente da outra equipe , pois agua utilizada por nós foi agua da torneira e da outra equipe agua destilada, o que alterou os resultados.

    ResponderExcluir
  2. RELATORIO
    Aluno(a): Thalita e Rute Maciel nº: 44 e 42
    Série: 2°A data:21/10/2013
    Professora: Michele Moreira

    Título da prática: Teor de álcool na gasolina.

    Objetivos:Derterminar a quantidade de álcool presente na gasolina.

    Introdução:Em uma experiencia de substancias com polaridade heterogenicas, usamos a agua e a gasolina para medir a quantidade de alcool que contém na gasolina.

    Materiais:
    20ml de água.
    20ml de água.
    Proveta de 50ml.
    Bastão de vidro.
    Béquer.
    Rolhas.

    Metodologia:
    Coloque 20ml de gasolina.
    Adicione 20ml de água na proveta que contém a gasolina.
    Agite a minstura água-gasolina com o bastão de vidro.
    Após, deixe o sistema em repouso para a que ocorra a separaçao das fases.
    Determineo volume de cada fase.
    Calcule o teor de álcool na gasolina.
    Cálculo
    V(álcool)=20ml-V (final da gasolina
    T%=V(álcool) . 100
    V( inicial da gasolina)

    Resultados: 10%

    Conclusão: concluimos que a água normal nao evoluiu quanto á destilada, pois a agua normal absorveu 10% da gasolina, e a destilada 25%, porque a destilada tem uma absorcao maior de sais do que a agua comum.

    ResponderExcluir
  3. RELATORIO de Quimica
    Aluno(a):Arlyano e Wesley nº05 e 28
    Série:2 ano A data:21/10/2013
    Professora: Michele Moreira

    Título da prática:

    Objetivos:Calcular o teor de alcool na gasolina.

    Introdução:É importante sabermos a quantidade de alcool na gasolina porque ela e composta também de agua para o abastecimento de motores automotivos,geradores de energia etc.

    Materiais: Proveta de 25 ml, bastão de vidro, água,10 ml de agua destilada,10 ml de gasolina, uma rolha para tampar a proveta e uma pipeta de 10 ml.

    Metodologia:Primeiramente colocamos na proveta 20 ml de gasolina e 20 ml de agua
    e logo apos mexemos para identificar as fases que está em repouso em seguida determine o volume de cada substancia e depois fizemos uma subtração da quantidade de alcool e o volume final da gasolina, em seguida fizemos de novo um calculo percentual entre o volume final do alcool e dividimos pela quantidade inicial da gasolina e tivemos uma noção que esta presente 25% de alcool na gasolina.
    Resultados:
    25%
    Conclusão:Tivemos a conclusão que o alcool e inferior a 50% a gasolina.
    ,

    ResponderExcluir