terça-feira, 17 de novembro de 2009

RELATÓRIO DE QUÍMICA
DATA:
NOME: Nº SÉRIE:
PROFESSOR: Michele Moreira
ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves

TÍTULO DA PRÁTICA:

INTRODUÇÃO:

OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.

MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.

PROCEDIMENTO:
1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.

Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.

Água + álcool =
Água + acetona =
Água + óleo =
Água + querosene =
Álcool + acetona =
Álcool + querosene =
Álcool + óleo =
Acetona + óleo =
Acetona + querosene =
Óleo + querosene =

2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.

QUESTIONÁRIO:

1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.

2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene. O açúcar se dissolve bem em água? E em querosene? Por quê?
O que acontece com o sal e a naftalina?



Bom desempenho!

4 comentários:

  1. Leonice,Rosenice,Raquel,Patricia.17 de novembro de 2009 às 09:17

    RELATÓRIO DE QUÍMICA
    DATA:17
    NOME:RAQUEL LEONICE ROSENICE LEONICE Nº36 47 37 35 SÉRIE:2º B
    PROFESSOR: Michele Moreira
    ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves

    TÍTULO DA PRÁTICA: SUBSTANCIA POLARES E APOLARES

    INTRODUÇÃO:A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.

    Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.

    OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.

    MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.

    PROCEDIMENTO:
    1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.

    Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.

    Água + álcool =SIM
    Água + acetona =SIM
    Água + óleo =NÃO
    Água + querosene =NÃO
    Álcool + acetona =SIM
    Álcool + querosene =NÃO
    Álcool + óleo =NÃO
    Acetona + óleo =NÃO
    Acetona + querosene =NÃO
    Óleo + querosene =SIM

    2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.

    QUESTIONÁRIO:

    1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.
    ÁGUA+ALCOOL=POLAR
    ÁGUA+ACETONA=POLAR
    ÁGUA+ÓLEO=APOLAR
    ÁGUA+QUEROSENE=APOLAR

    2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene. O açúcar se dissolve bem em água? E em querosene? Por quê?
    O que acontece com o sal e a naftalina?
    O SAL SE DISSOLVEU NA ÁGUA E NÃO SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, E A NAFITALINA SE DISSOLVEU NO QUEROSENE E NÃO SE DISSOLVEU NA ÁQUA!

    ResponderExcluir
  2. André, Magno, Diogo, William.17 de novembro de 2009 às 09:20

    RELATÓRIO DE QUÍMICA
    DATA:17/11/2009
    NOME:Magno,Diogo,William,André Nº:26,9,42,3 SÉRIE:2ºB
    PROFESSOR: Michele Moreira
    ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves

    TÍTULO DA PRÁTICA: Substancias polares e apolares

    INTRODUÇÃO: A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.
    Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.



    OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.

    MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.

    PROCEDIMENTO:
    1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.

    Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.

    Água + álcool =sim
    Água + acetona =sim
    Água + óleo =não
    Água + querosene =não
    Álcool + acetona =sim
    Álcool + querosene =não
    Álcool + óleo =não
    Acetona + óleo =não
    Acetona + querosene =não
    Óleo + querosene =sim

    2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.

    QUESTIONÁRIO:

    1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.
    ÁGUA + ÁLCOOL= POLAR
    ÁGUA + ACETONA= POLAR
    ÁGUA + ÓLEO= APOLAR
    ÁGUA + QUEROSENE= APOLAR

    2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene.
    O açúcar se dissolve bem em água? SIM.
    E em querosene? Por quê? NÃO.
    O que acontece com o sal e a naftalina?
    RESP; O SAL NÃO SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, DISSOLVEU NA ÁGUA.
    E A NAFTALINA SE DISSOLVEU NO QUEROSENE E NÁO NA ÁGUA.

    ResponderExcluir
  3. KÉSYA, IRIS, JOCIVANDA17 de novembro de 2009 às 09:20

    RELATÓRIO DE QUÍMICA
    DATA:17/11/2009
    NOME: Késya, Iris, Jocivanda Nº 46, 28, 21 SÉRIE: 2º B
    PROFESSOR: Michele Moreira
    ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves

    TÍTULO DA PRÁTICA:Substancias;POLARES E APOLARES

    INTRODUÇÃO:
    A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.

    Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.

    OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.

    MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.

    PROCEDIMENTO:
    1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.

    Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.

    Água + álcool = SIM
    Água + acetona = SIM
    Água + óleo = NÃO
    Água + querosene = NÃO
    Álcool + acetona = SIM
    Álcool + querosene = NÃO
    Álcool + óleo = NÃO
    Acetona + óleo = NÃO
    Acetona + querosene = NÃO
    Óleo + querosene = SIM

    2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.

    QUESTIONÁRIO:

    1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.

    RESP;
    ÁGUA + ALCOOL= POLAR
    ÁGUA + ACETONA= POLAR
    ÁGUA + ÓLEO= APOLAR
    ÁGUA + QUEROSENE= APOLAR

    2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene.
    O açúcar se dissolve bem em água? SIM
    E em querosene? NAO
    Por quê?
    O que acontece com o sal e a naftalina?
    O SAL NÃO SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, DISSOLVEU NA AGUA.
    E Á NAFTALINA SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, E NÁO NA AGUA.

    ResponderExcluir
  4. RELATÓRIO DE QUÍMICA
    DATA:17 11 09
    NOME:Andressa Dayane Luzirene Rivanilson Nº SÉRIE:
    PROFESSOR: Michele Moreira
    ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves

    TÍTULO DA PRÁTICA:

    INTRODUÇÃO:
    A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.

    Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.

    A concentração de cargas (em moléculas polares) ocorre quando os elementos ligantes possuem uma diferença de eletronegatividade. Esta diferença significa que um dos átomos (o de maior eletronegatividade) atrai os elétrons da nuvem com maior força, o que faz concentrar neste a maior parte das cargas negativas.
    OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.

    MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.

    PROCEDIMENTO:
    1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.

    Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.

    Água + álcool = sim
    Água + acetona = sim
    Água + óleo = não
    Água + querosene = não
    Álcool + acetona = não
    Álcool + querosene = não
    Álcool + óleo = não
    Acetona + óleo = não
    Acetona + querosene = não
    Óleo + querosene = sim

    2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.

    QUESTIONÁRIO:

    1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias:
    álcool= polar
    acetona= polar
    óleo= apolar
    querosene= apolar

    2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene.
    O açúcar se dissolve bem em água? SIM
    E em querosene? NAO
    Por quê?O QUEROSENE É APOLAR,
    O que acontece com o sal e a naftalina?

    O SAL NÃO SE DISSOLVE NO QUEROSENE,
    E DISSOLVE NA ÁGUA.
    E A NAFTALINA SE DISSOLVE NO QUEROSENE, E NÃO NA AGUA.

    Bom desempenho!

    ResponderExcluir