RELATÓRIO DE QUÍMICA
DATA:
NOME: Nº SÉRIE:
PROFESSOR: Michele Moreira
ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves
TÍTULO DA PRÁTICA:
INTRODUÇÃO:
OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.
MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.
PROCEDIMENTO:
1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.
Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.
Água + álcool =
Água + acetona =
Água + óleo =
Água + querosene =
Álcool + acetona =
Álcool + querosene =
Álcool + óleo =
Acetona + óleo =
Acetona + querosene =
Óleo + querosene =
2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.
QUESTIONÁRIO:
1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.
2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene. O açúcar se dissolve bem em água? E em querosene? Por quê?
O que acontece com o sal e a naftalina?
Bom desempenho!
RELATÓRIO DE QUÍMICA
ResponderExcluirDATA:17
NOME:RAQUEL LEONICE ROSENICE LEONICE Nº36 47 37 35 SÉRIE:2º B
PROFESSOR: Michele Moreira
ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves
TÍTULO DA PRÁTICA: SUBSTANCIA POLARES E APOLARES
INTRODUÇÃO:A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.
Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.
OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.
MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.
PROCEDIMENTO:
1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.
Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.
Água + álcool =SIM
Água + acetona =SIM
Água + óleo =NÃO
Água + querosene =NÃO
Álcool + acetona =SIM
Álcool + querosene =NÃO
Álcool + óleo =NÃO
Acetona + óleo =NÃO
Acetona + querosene =NÃO
Óleo + querosene =SIM
2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.
QUESTIONÁRIO:
1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.
ÁGUA+ALCOOL=POLAR
ÁGUA+ACETONA=POLAR
ÁGUA+ÓLEO=APOLAR
ÁGUA+QUEROSENE=APOLAR
2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene. O açúcar se dissolve bem em água? E em querosene? Por quê?
O que acontece com o sal e a naftalina?
O SAL SE DISSOLVEU NA ÁGUA E NÃO SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, E A NAFITALINA SE DISSOLVEU NO QUEROSENE E NÃO SE DISSOLVEU NA ÁQUA!
RELATÓRIO DE QUÍMICA
ResponderExcluirDATA:17/11/2009
NOME:Magno,Diogo,William,André Nº:26,9,42,3 SÉRIE:2ºB
PROFESSOR: Michele Moreira
ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves
TÍTULO DA PRÁTICA: Substancias polares e apolares
INTRODUÇÃO: A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.
Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.
OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.
MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.
PROCEDIMENTO:
1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.
Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.
Água + álcool =sim
Água + acetona =sim
Água + óleo =não
Água + querosene =não
Álcool + acetona =sim
Álcool + querosene =não
Álcool + óleo =não
Acetona + óleo =não
Acetona + querosene =não
Óleo + querosene =sim
2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.
QUESTIONÁRIO:
1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.
ÁGUA + ÁLCOOL= POLAR
ÁGUA + ACETONA= POLAR
ÁGUA + ÓLEO= APOLAR
ÁGUA + QUEROSENE= APOLAR
2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene.
O açúcar se dissolve bem em água? SIM.
E em querosene? Por quê? NÃO.
O que acontece com o sal e a naftalina?
RESP; O SAL NÃO SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, DISSOLVEU NA ÁGUA.
E A NAFTALINA SE DISSOLVEU NO QUEROSENE E NÁO NA ÁGUA.
RELATÓRIO DE QUÍMICA
ResponderExcluirDATA:17/11/2009
NOME: Késya, Iris, Jocivanda Nº 46, 28, 21 SÉRIE: 2º B
PROFESSOR: Michele Moreira
ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves
TÍTULO DA PRÁTICA:Substancias;POLARES E APOLARES
INTRODUÇÃO:
A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.
Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.
OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.
MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.
PROCEDIMENTO:
1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.
Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.
Água + álcool = SIM
Água + acetona = SIM
Água + óleo = NÃO
Água + querosene = NÃO
Álcool + acetona = SIM
Álcool + querosene = NÃO
Álcool + óleo = NÃO
Acetona + óleo = NÃO
Acetona + querosene = NÃO
Óleo + querosene = SIM
2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.
QUESTIONÁRIO:
1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.
RESP;
ÁGUA + ALCOOL= POLAR
ÁGUA + ACETONA= POLAR
ÁGUA + ÓLEO= APOLAR
ÁGUA + QUEROSENE= APOLAR
2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene.
O açúcar se dissolve bem em água? SIM
E em querosene? NAO
Por quê?
O que acontece com o sal e a naftalina?
O SAL NÃO SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, DISSOLVEU NA AGUA.
E Á NAFTALINA SE DISSOLVEU NO QUEROSENE, E NÁO NA AGUA.
RELATÓRIO DE QUÍMICA
ResponderExcluirDATA:17 11 09
NOME:Andressa Dayane Luzirene Rivanilson Nº SÉRIE:
PROFESSOR: Michele Moreira
ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves
TÍTULO DA PRÁTICA:
INTRODUÇÃO:
A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.
Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga eletrônica está uniformemente distribuída, ou seja, não há concentração.
A concentração de cargas (em moléculas polares) ocorre quando os elementos ligantes possuem uma diferença de eletronegatividade. Esta diferença significa que um dos átomos (o de maior eletronegatividade) atrai os elétrons da nuvem com maior força, o que faz concentrar neste a maior parte das cargas negativas.
OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.
MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.
PROCEDIMENTO:
1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.
Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.
Água + álcool = sim
Água + acetona = sim
Água + óleo = não
Água + querosene = não
Álcool + acetona = não
Álcool + querosene = não
Álcool + óleo = não
Acetona + óleo = não
Acetona + querosene = não
Óleo + querosene = sim
2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.
QUESTIONÁRIO:
1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias:
álcool= polar
acetona= polar
óleo= apolar
querosene= apolar
2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene.
O açúcar se dissolve bem em água? SIM
E em querosene? NAO
Por quê?O QUEROSENE É APOLAR,
O que acontece com o sal e a naftalina?
O SAL NÃO SE DISSOLVE NO QUEROSENE,
E DISSOLVE NA ÁGUA.
E A NAFTALINA SE DISSOLVE NO QUEROSENE, E NÃO NA AGUA.
Bom desempenho!